quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Velha Ravnica – O Senado de Azorius (1/10)



Das incontáveis maravilhas escondidas no multiverso, poucas se comparam ao esplendor de Ravnica – uma megalópole tão vasta, tão colossal, que seu nome se tornou sinônimo do próprio plano sobre a qual está construída.


Uma verdadeira joia do cosmo, Ravnica despertou desde sempre a fome pelo poder em seus cidadãos. Nesse meio ambicioso surgem as Guildas. Exibindo maestria sobre um par de cores da magia e seguindo filosofias divergentes, as Guildas guerrearam entre si por séculos. Até que a 10,000 anos atrás foi assinado um tratado de paz que deu a cada Guilda uma função dentro da estrutura de poder da cidade – o Pacto das Guildas.

As 10 famosas Guildas de Ravnica:
  • Azorius com suas intricadas leis;
  • Rakdos e seu culto de prazer e sangue;
  • Selesnya, em harmonia com a natureza;
  • Izzet com sua genialidade explosiva;
  • Golgari e o estudo do ciclo vida/morte;
  • Dimir e seus segredos sombrios;
  • Gruul e a fúria dos clãs;
  • Orzhov, o sindicato do crime;
  • Boros e força de suas espadas;
  • Simic e seus experimentos biológicos.




Nessas semanas que nos separam do pré-lançamento de Retorno à Ravnica, queria aproveitar e fazer esse artigo para todos aqueles jogadores que não estão familiarizados com esse fantástico cenário. Assim, vamos ver uma por uma das guildas acima e tentar traçar um paralelo com o que sabemos sobre esse novo Bloco de Ravnica. Assim, resolvi mudar a ordem em que as guildas aparecem originalmente de modo a ficar parelho com Retorno à Ravnica.

E agora, as guildas!


________________________________________________________________



I. O Senado de Azorius


A guilda de Azorius representa a parte legislativa e jurídica de Ravnica. Eles acreditam que seu sistema de leis rígido é responsável por preservar o Pacto das Guildas. Seu nome, inclusive, é uma homenagem ao mago que criou o Pacto das Guildas original.

Na história original, Azorius tenta tomar o controle de Ravnica para si e são os responsáveis por exterminar o líder Dimir.


Cores: W/U

Símbolo: "O desenho parecido com um labirinto incorpora a essência da lei Azoriana - estrutura estrita desenhada para testar a força-de-vontade e estagnar a mudança".

Líder: O líder antigo (ou Parun), Árbtro-Mor Augostinho IV, morreu devido a idade avançada. O novo líder é ninguém menos do que Espéria.

 


Campeão da Ravnica: O bloco antigo de Ravnica tinha um ciclo de criaturas lendárias conhecidas por Campeões. Em Retorno à Ravnica, alguns antigos Campeões subiram ao cargo de líder, como a própria Ispéria, a Inescrutável.



Salão da Guilda: Phrav, Espirais da Ordem. As belas torres de mármore branco foram destruídas durante o período da Insurreição (Dissention, set 3 de Ravnica: Cidade das Guildas), com a colisão da nave dos anjos Boros, Parhelion.



Terrenos Associados: Fechando o ciclo de terrenos (o comum e o raro), temos as bounce-  e shock-lands, respectivamente.

 


Mago da Guilda: Cada guildmage possui um conjunto de habilidades de acordo com a filosofia e cores de sua guilda. Seu custo é dado sempre em mana-híbrido (pode ser paga com qualquer uma das duas cores), uma mecânica de Ravnica: Cidade das Guildas que, imagino, estará de volta em retorno à Ravnica. 



Artefato da Guilda: Cada guilda possui um artefato mágico podereso. Azorius é a única a possuir uma Criatura Artefato.



Mecânica: Forecast (Revele esta carta de sua mão e pague o custo de mana associado para produzir o efeito descrito).

 

 


7 comentários:

  1. Muito bom o artigo principalmente pra quem é jogador recente que nem eu :)
    Dá pra ter uma noção do que é cada guilda e vamos esperar os próximos antes de escolher nossas guildas (nós calouros xD)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a idéia principal foi ambientar a galera mais nova mesmo. Com certeza a Wizards vai fazer isso e eu pretendo fazer uma versão dos textos que saírem sobre RtR, mas achei que falar do ravnica antigo não ia atrapalhar ne?

      Valeu pela força, fiquem ligados e keepplaneswalking o/

      Excluir
  2. Fera, acho legal essa parte da história por trás dos ciclos, gostaria que isso ganhasse mais destaque no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Billy. Acabei virando um Vorthos (jogador que curte 'litros' essa parte de flavor) depois que voltei a jogar Magic, graças ao modo como a Wizards tem conduzido o produto mais recentemente.

      No que depender do KPW, sempre vai ter flavor no Brasil. ;)

      Alias, acho que esse negócio de ter uma facção vai virar moda no Magic. Primeiro foi Mirrodin X Phyrexia, agora Escolha sua Guilda... tomara ne? ^^

      []s pragalera de Toledo/PR. \o/

      Excluir
  3. Eu sei é que Magic vai ficar ainda mais divertido com essa nova série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ^_^

      Não deixe de conferir os spoilers: http://keepplaneswalking.blogspot.com.br/2012/08/return-to-ravnica-spoilers.html

      Excluir