por Nelson Rosenberg
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Para
aqueles mais novos no jogo, existem vários formatos diferentes de jogo em
Magic, aonde o mais comum, o Standard, é jogado somente com as cartas da
“estação”. Este é apenas um dos chamados “formatos eternos”. Os outros três são
Modern, Legacy e Vintage.
Modern
foi criado a partir da maior mudança de layout das cartas na Oitava edição,
portanto, apenas cartas desta edição para frente podem ser utilizadas. Enquanto
isso, Legacy e Vintage podem utilizar basicamente qualquer carta já feita,
sendo a única diferença entre os dois a lista de cartas banidas (Legacy baniu
mais cartas, especialmente as que permitiam combos incontroláveis). Por serem
parecidos, Legacy é geralmente o mais citado e competitivo.
O
formato Legacy é geralmente definido por dois pontos chave: vitória em dois
turnos e Force of Will. Para jogar competitivamente Legacy, seu deck deve levar
em consideração estas duas preocupações.
Hoje,
com a quantidade de cartas existentes em Magic, as variações possíveis de um
deck Legacy são praticamente infinitas. Entretanto, existem algumas temáticas
que tem consistentemente sido bem-sucedidas nos últimos tempos, vamos a elas:
- Reanimator:
baseado em colocar criaturas ridiculamente fortes no cemitério (utilizando
Entomb) e reanimá-las com Reanimate ou Exhume. Aqui também entram decks de Show
and Tell;
- Goblin/ Fairies/ Merfolk: Decks de criaturinhas que se utilizam de Aether Vial
para colocar muitas criaturas na mesa por turno. Goblins são constantes devido
a seus goblins fortes das edições antigas (Goblin Piledriver) e outros que possibilitam colocar mais
goblins em jogo sem usar mana (Goblin Lackey). Fairies e merfolk já foram mais
fortes, mas as vezes são limitados pelas cartas banidas do formato;
- 1-turn win:
decks deste tipo tentam vencer o jogo no primeiro ou segundo turno, devido a
uma combinação ou combo infalível. São geralmente fracos contra um Force of
Will, mas podem pegar vários outros decks desprevinidios. Por este motivo, são
comummente os que mais têm cartas banidas. Um exemplo clássico, e ainda não
banido, é Goblin Charbelcher;
- Mill:
decks cujo propósito óbvio é millar o deck do oponente. As combinações mais
clássicas são Painter’s Servant com GrindStone em um deck azul de controle, mas
outros decks que utilizam a mecaninca de Storm com Brain Freeze e Hight Tide
também são comuns;
- Storm:
decks baseados na mecânica Storm querem jogar muitas cartas de custo zero, para
aumentar seu Storm, finalizando o jogo de preferência no primeiro turno. As
cartas mais comuns para um deck de storm são Brain Freeze, Empty the Warrens e
Tendrils of Agony;
- Dredge:
Considerado um dos decks mais complexos de ser jogado, este deck utiliza a
mecânica de Dredge, do bloco de Ravnica, que permite encher seu cemitério rapidamente
com cartas como Life from the Loam. Esta mecânica é utilizada para abusar de
cartas que recebem bônus pela quantidade de cartas no cemitério (como Golgari
Grave-Troll e Bridge from Below) ou que podem ser trazidas de lá sem custos
(Ichorid e Narcomoeba). Também é comum o combo Crucible of Worlds / Zuran Orb;
- Burn:
desnecessária introdução, decks de burn querem utilizar a maior quantidade
possível de spells de dano direto, matando o oponente rapidamente. Criaturas
rápidas como Goblin Guide também são bem-vindas. É uma das temáticas
consideradas mais fracas para Legacy, pois não tem grandes formas de
contra-atacar depois de uma jogada decisiva do adversário.
No
próximo artigo, iremos explorar com mais detalhes um dos meus decks Legacy
preferidos, o Reanimator. Até lá e Keep Planeswalking!
Complementando, para os interessados em construir um deck Legacy, segue link para a lista de cartas BANIDAS: http://www.wizards.com/Magic/TCG/Resources.aspx?x=judge/resources/sfrlegacy
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