segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Report: GPT Charllote - Natal/RN


por João Lapolli,

João Lapolli


Olá Walkers, a pedido do meu colega Nelson, vim aqui escrever este artigo/report sobre minha vitória no GPT Charllote que ocorreu em Natal-RN na BT Games, dia 19/01/13.

Meu nome é João Luiz Lapolli, jogo Magic a 9 anos mais ou menos, mas competitivamente faz uns 4 anos. Essa é minha primeira vitória num GPT, ainda não me considero um jogador experiente, cometo muitos erros e posso dizer que não me dedico ao Magic como um “pro”, apenas gosto muito de jogar.

O deck que resolvi jogar este GPT é o Rakdos Aggro, ou BR Zumbi como já vi muitos chamarem. A minha main list é a mesma de um rapaz chamado Tyler Lytle, que ganhou o GP de San Antonio no ano passado.  Fiz alterações no Sideboard para adaptar-me ao ambiente da BT, que é bem agressivo mas com vários Rites e Frites da vida.

Gravecrawler   Falkenrath Aristocrat


Eis minha lista:

Criaturas (26):
4x Gravecrawler
4x Diregraf Ghoul
4x Knight of Infamy
4x Geralf’s Messenger
4x Falkenrath Aristocrat
3x Hellrider
3x Thundermaw Hellkite

Mágicas Instantâneas (6):
4x Searing Spear
2x Victim of the Night

Feitiços (4):
4x Pillar of Flame

Terrenos (24):
4x Rakdos Guildgate
4x Dragonskull Sumit
4x Blood Crypt
4x Cavern of Souls
7x Swamp
1x Mountain

Sideboard (15):
3x Vampire Nighthawk
1x Zealous Conscripts
3x Bonfire of the Damned
2x Ultimate Price
2x Cremate
1x Rakdos Charm
1x Sever the Bloodline
1x Underworld Connections
1x Mark of Munity

Escolhi este baralho por dois motivos, o primeiro é porque é um baralho que não tem bad matchs, pelo contrário, ele tem matchs muito favoráveis ou pelo menos justos contra todos os decks do cenário atual. O segundo motivo é porque é um baralho fácil de se jogar, o que o piloto tem de saber basicamente é contar dano e saber quando pedir um Mulligan, um jogador que faz bad keeps vai sofrer duramente com este baralho. É claro que você precisa também conhecer o ambiente, e isso independe do que você estiver jogando.

A lista é bem óbvia, apenas tive uma dúvida com relação à usar Ultimate Price ou Victim of the Night de main. No final concluí que a Victim é melhor pois tira Izzet Staticaster e Loxodon Smiter da minha frente, que são cartas bem comuns de ser encontradas no ambiente da BT e as bem chatas contra meu baralho. Coloquei os Prices de sideboard mas acabei me arrependendo no final, se fosse jogar hoje teria colocado Tragic Slip no lugar para lidar com os Aristocratas nos Mirrors. Alguns jogadores preferem uma lista mais rápida usando Rakdos Crackler, mas eu acredito que assim o deck é mais sólido.

Vamos ao report:

------------------------------------------------
1º Round: Cícero com Human Rites (2x1)

Esse é um deck perigoso, preciso de uma mão rápida pra ganhar o primeiro match pois se ele combar na minha cara o jogo é quase sempre perdido. No primeiro jogo eu fiquei com uma mão de 2x Knight of Infamy, 1x Hellrider e terras sortidas, ele começando. Acabei levando um Staticaster que matou meus dois cavaleiros, foi triste, perdi o fôlego e ele reanimou dezenas de humanos com a Angel of Glory’s Rise e ganhou.

Izzet Staticaster

Para o segundo match eu retirei 3x Knights e pus o side: 2x Cremate e 1x Rakdos Charm. Foi um match fácil, ele veio com uma mão lenta e a partida acabou comigo atacando com 4 criaturas, sendo duas delas Hellriders (8 de dano antes do combate, violência pura!), nem veio o side.

O terceiro match foi bem parecido, ele não combava, minha mão veio extremamente agressiva e a partida acabou com ele concedendo depois de eu bater com um dragão e uma falkenrath juntos reduzindo ele a 1 PV.

2º Round: Pedro Yochi com American Midrange (2x0)

Esse é um match justo, na primeira partida fiquei com uma mão de 1 terra mas que tinha 4 drop 1, como estava no draw arrisquei. Acabei comprando terra e a mão melhorou se transformando numa máquina de bater. Ele demorou pra responder a todos os zumbizinhos e eu ganhei fácil batendo com um 
Knight of Infamy que não leva Azorius Charm e vale mais do que dinheiro oê!

De side adicionei 2x Cremate e 1x Underworld Connections e tirei 3x Pillar of Flame.

O segundo match ele zicou, e como diz alguém lá da loja “quem zica perde”, e foi o que aconteceu:  Gravecrawler, Cavaleiro, Geralf, Dragão, fogo, ganhei.

3º Round: Juliano Mirror Match (1x2)


Eu odeio Mirror Match , mais ainda com esse deck, a partida se resume em quem tem os melhores draws.

Na primeira partida foi aquela convencional troca de pancadas, lembro que estava pra ganhar dele na volta mas daí ele “topdeckou”  um Aristocrata e me matou.

No pós side tirei os Victim of the Night, os Knights e 2x Dragões e coloquei 2x Bonfire,  1x Sever the Bloodline, 2x Ultimate Price e 1x Vampire NighthawkNessa ele zicou de vermelho e eu só fiz violentá-lo com vampiros e um dragão.

Na terceira partida adicionei mais Nighthawks  e Bonfires já que estava no draw (não lembro o que tirei) todavia, fiz mulligan 5 e ele me disse “estou com uma godhand”. Já ganhei algumas partidas fazendo mulligan 5, mas não foi dessa vez.


4º Round: Diego com American Midrange (1x2)

Como disse antes, esse é um match justo, o Pedro Yochi é meu sócio e sempre jogo com ele contra esse deck, a proporção de vitórias é 50% praticamente. 

Ganhei a primeira partida com uma mão perfeita com Diregraf’s, Geralf’s e Aristocratas. 

Entretanto, na segunda ele me controlou facilmente com Pilares, Lanças e Charms, tudo foi respondido, só tristeza, haha. 

Na terceira partida minha mão veio razoável com 2x Knights, Geralf e terrenos,  mas ele fez um Geist of Saint Traft que me atacou milhares de vezes sob a proteção dos 3x Restoration Angels que ele baixou em seguida dando o blink da salvação. 

Geist of Saint Traft


Foi uma bela de uma mão que ele puxou.

5º Round: Augusto com Bant Control (2x0)

Aqui eu já estava apreensivo, eu tinha que ganhar essa partida pra ter uma chance de passar, não era certeza. Finalmente meu deck enfrentaria o famigerado “porco”. No primeiro match eu vim com uma mão bem comum de se puxar (criaturas de curva um, fogo e Geralf’s), fiquei batendo nele com um Knight e um “Geraldo”, ele não controlou minhas criaturas e no final fez um “Porco” mas os 5 de vida e o block não foram suficientes para parar meu deck, baixei alguma coisa com ímpeto que não lembro o que era e bati nele pra ganhar o jogo.

Geralf's Messenger

O "Porco" e "Geraldão"

A segunda partida foi bem disputada, comecei com uma mão muito agressiva com Gravecrawler, Geralf’s e Aristocrata. Ele deu um Terminus e eu sacrifiquei o “Geraldão” e o Gravecrawler com o vampiro antes pra aproveitar o Undying e a habilidade do rastejador, não sobrou nada na mesa, fiquei triste nessa hora. Depois disso ele ainda baixou uma Tamiyo, Moon Sage e um Jace, Arquiteto do Pensamento, mas eu também tive bons draws, um Geralf’s que reanimou um Gravecrawler e logo depois um Hellrider. A partida acabou rápido depois que ele fez um Thragtusk e eu baixei um Zealous Conscripts que roubou-o dele, batendo os dois junto com um Gravecrawler e um Hellrider que limparam a mesa dele toda e me fizeram ganhar na volta (distribuí o dano da habilidade do Hellrider pra destruir os planinaltas). 

Meu side nessa partida foi: Mark of Munity, Zealous Conscripts, Underworld Connections e Ultimate Price no lugar dos Pilar de Chamas.

Passei pro top 8!!!

TOP 8 – João Daniel (“Gordo”) com Jund Midrange (2x0)

Esse é um match que considero fácil, o Jund é um deck meio lento que faz jogadas como turno 2 Farseek e você, piloto de Rakdos, pensa “nossa, ele não baixou block, que delícia”. O Gordo abriu a primeira partida com mana Deathrite Shaman, que é uma carta perigosa, mas eu o matei rapidamente com um Pillar e depois disso baixei um Diregraf, Geralf’s,  depois ele se virou todo e fez uma Olivia que eu não podia tirar, então  eu respondi no meu turno  baixando um Hellrider e atacando com a intenção de trocar as duas, mas ele não trocou e levou o dano todo (pensei: que bom!). Lembro de no final da partida ele ter baixado um Thragtusk pra tentar sobreviver, mas eu voltei de Thundermaw Hellkite matando ele.


No segundo match as coisas fluíram igual, minha mão veio extremamente agressiva, com direito a um Zealous Conscript que veio do pós side, meu oponente baixou um Nighthawk no turno 3 mas eu tirei ele da frente com uma Searing Spear e depois baixei um Aristocrata atacando, antes de baixar esse vampiro me lembro que tive de ponderar entre ele ou um Hellrider que estava na minha mão,  o Hellrider daria mais dano teoricamente, mas como ele tinha duas manas abertas eu baixei o vampiro, porque anularia a possibilidade dele matar meu atacante com um Ultimate Price, não deu outra, ele tinha a remoção na mão e deu em um Diregraf Ghoul pra não tomar tanto dano.  No turno dele ele fez Huntmaster of the Fells mas baixei meu Zealous Conscript roubando  o lobão-caçador dele pra definir de vez a partida, rumo ao top4!

TOP4 – Vinícius Handro com Human Rites (2x1)

Pela segunda vez enfrento um Human Rites no torneio, parece que tinham 4 desses no total jogando. O primeiro match foi uma mão convencional, com um Knight de drop 2, Aristocrata e Searing Spear, nesse match meu oponente não chegou nem perto de combar, baixou uns Staticaster que me chatearam bastante e um Huntmaster. O baralho não me ajudou, comprei muita land, no final eu consegui deixar ele com 2 de vida, mas ele passou a me agredir bastante com Huntmaster e fichas de lobo, acabei morrendo pateticamente pra o dano do flip do caçador.

O side foram 2x Cremate, 1x Bonfire e 1x Rakdos Charm no lugar dos Knight of Infamy.
Na segunda partida eu cometi o meu maior erro do torneio inteiro, não sei porquê cargas d’água aceitei uma mão que só tinha 2x Searing Spear, 1x Bonfire e terras. Depois de alguns segundos me xingando mentalmente por ter feito aquilo agradeci aos deuses pelos meus dois draws seguintes, que foram um Diregraf Ghoul e um Falkenrath Aristocrat, que serviram pra bater nele até a morte enquanto limpava a mesa dele com meus foguinhos.

O terceiro match foi bem legal, nem lembro direito da minha mão inicial, só lembro que veio land, um drop 1 e um Cremate, então já tava ótimo. O deck flodou bastante, mas Vinicius também não fez nada, fiz um Falkenrath e uns Gravecrawlers que atacaram ele várias e várias vezes, ele tentou se defender com um Huntmaster e mais algum humano em jogo, mas eu tirei eles com removals,  depois ele tentou reanimar um Angel of the Glory’s Rise mas eu dei o Cremar no bixinho pifando o alvo do Unburial Rites. A partida acabou quando ele escavou pelo menos umas 12 cartas do grimório dele pra tentar encontrar um Anjo e não veio nada, acabou passando pra mim para perder para um ataque de um Falkenrath e uma Searing Spear na cabeça.

Huntmaster of the FellsRavager of the Fells   Cremate

FINAL! – Diego com American Midrange (2x0)

Ah, a vingança...hahaha, brincadeira. 

Novamente enfrento Diego no torneio, fiquei muito apreensivo, acho esse match o que exige mais do piloto. A primeira partida foi milimetricamente calculada, ataquei com um Knight of Infamy enquanto pude, e depois baixei um Aristocrata que tirou uns 9 de dano dele. Depois disso ele matou meu cavaleiro e eu fiquei com o vampiro e um Diregraf Ghoul na mesa, enquanto ele tinha um Snapcaster. Evitei a todo custo de matar qualquer criatura dele pra evitar que ele fizesse ficha com Moorland Haunt e consequentemente prejudicasse meu Aristocrata, e no fim consegui ganhar a partida.

Todos esperam que a partida final de um torneio seja emocionante, mas não foi o que aconteceu dessa vez, meu oponente fez mulligan 6 e zicou na segunda land e sem vermelho, eu por outro lado vim com uma daquelas mãos escorrendo sangue e tripas. Diregraf, Knight of Infamy e Hellrider atacaram-no até a morte e eu venci o GPT!

Diregraf Ghoul   Knight of Infamy   Hellrider

Bom, esse foi o meu artigo/report, o primeiro que escrevo por sinal. Foi um prazer ter esse espaço no Keep Planeswalking, obrigado Nelson pela oportunidade. Desejo a todos muitas staples abertas nos Boosters e muitos top 4! 

Abraço!






Um comentário: