quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Return to Ravnica: Pre-Release


Por André Freitas,

Dias 29 e 30 de setembro foram os dias dos torneios de pré-lançamento de  Retorno à Ravnica (RTR). E lá estava eu jogando no sábado o deck selado na nossa loja local, a BT Games. Nesse bloco o torneio foi feito de uma forma completamente diferente: cada um dos jogadores deveria escolher a sua guilda no início do torneio e receberia o material referente aquela guilda. O material que vinha na caixa da sua guilda era: um marcador de vida, 5 boosters de RTR, um “booster” só com cartas da sua guilda (inclusive a carta promo, que podia ser utilizada no deck), uma carta escrita pelo líder da sua guilda, um adesivo com o símbolo da guilda e um cartão com objetivos a serem cumpridos por diversão.




Eu tinha muita dúvida sobre qual guilda escolher. Pensava formente em ir de Golgari, mas de última hora, já indo pegar o material, decidi ir de Selesnya. Achei que a mecânica de povoar tinha uma interação muito boa com a carta promo da guilda (o terreno Bosque do Guardião). Aparentemente eu estava certo.

A lista de cartas que eu abri foi a seguinte:



Azul:
1x Delir
1x Barreira Flutuante
1x Rajada Tempestuosa
1x Dragonete da Torre
1x Abraço Paralisante
1x Lampejo do Horizonte
1x Manipulador do Vácuo
1x Mandado de Inação
1x Pele de Mizzium
2x Vigia Celeste de Isperia

Branco:
2x Encarcerador Azorius
3x Olhos nos Céus
1x Vendedora de Pássaros Canoro
1x Grifo da Espiral Solar
1x Julgamento de Trostani
1x Defensores Radiconatos
1x Anjo da Serenidade
1x Pégaso da Concordia
1x Caracal Treinado
1x Sentinela Selesnya
1x Armadura Etérea
1x Ás da Esgrima

Preto:
1x Traição Tumular
1x Estiolar a Mente
1x Diabrete de Cutelódromo
1x Assassino Hedonista
1x Servente Macabro
1x Lesma de Catacumba
2x Cremar

Verde:
2x Trepadeira de Portão
1x Moldagem de Limo
1x Rinoceronte Calicordoso
1x Besouro Servil
1x Cântico do Invocador de Chifres
1x Salta Mato
1x Crescimento Desenfreado
2x Guardião de Danação dos Machados
1x Salvação do Druida
3x Coro do Poder

Vermelho:
1x Lagarto de Fole
1x Equilibrista de Corrente do Clube da Sangria
1x Gigante da Cólera Sanguinária
1x Impacto Explosivo
1x Zelote das Cinzas
1x Chifres Demolidores
1x Reunião de Goblis
1x Extorsionário Viashino

Artefatos:
1x Chave Rúnica Golgari
1x Chave Rúnica Selesnya
1x Triturador de Códices

Terrenos:
1x Bosque do Guardião
2x Portão da Guilda Selesnya
1x Fonte Santificada
1x Portão da Guilda Izzet
1x Portão da Guilda Rakdos

Dourado:
1x Santuário Elevado
1x Templo Viajante
1x Reuniões de Heróies
1x Acordo de Caçadores
1x Elo Comum
1x Vorme da Armada
1x Curandeiro Centauro
1x Roca da Marca Celeste
1x Patrula Hussarda
1x Mandado de Busca
1x Salvamento Macabro
1x Reação Adversa da Essência
1x Amuleto de Rakdos
2x Líder Rakdos
1x Partir Crânios

Híbridos:
1x Alma Vassala
1x Bizarro Glaciocáustico
2x Retalheiros Rakdos
1x Crescimento Despedaçador





A primeira coisa que eu percebi, além de ter tirado duas raras míticas (Anjo da Serenidade e Vorme da Armada), foi a falta de remoções. Nas cores branca e verde eu só tinha um Julgamento de Trostani. O Anjo da Serenidade também pode ser considerado uma remoção, mas meio que era isso. Então, o que fazer? Simples, deixar a preocupação de remover para o oponente. Eu tinha um volume grande de criaturas e mágicas de colocar fichas, achei que era possível controlar a mesa, simplesmente tendo mais criaturas na mesa que o meu oponente. Resolvi tentar. O deck ficou assim:

41 Cartas

Branco (9 cartas):

2x Encarcerador Azorius
2x Olhos nos Céus
1x Vendedora de Pássaros Canoro
1x Grifo da Espiral Solar
1x Julgamento de Trostani
1x Defensores Radiconatos
1x Anjo da Serenidade

Verde (5 cartas):

2x Trepadeira de Portão
1x Moldagem de Limo
1x Rinoceronte Calicordoso
1x Besouro Servil

Artefatos (2 cartas):

1x Triturador de Códices
1x Chave Rúnica Selesnya

           Terrenos (17 cartas):

1x Bosque do Guardião
2x Portão da Guilda Selesnya
7x Florestas
7x Planícies

Dourado (7 cartas):

1x Santuário Elevado
1x Templo Viajante
1x Reuniões de Heróies
1x Acordo de Caçadores
1x Elo Comum
1x Vorme da Armada
1x Curandeiro Centauro


Híbridos (1 carta):

1x Alma Vassala


 Devido a quantidade quase infinita de inscritos (+ de 50), o torneio se deu em 6 rodadas de suíço, seguido de Top 8.

O primeiro jogo foi contra um deck Selesnya que, na verdade, era Golgari. Com um Jarad e, principalmente, uma Vraska. Em todos os games a planeswalker fez uma enorme pressão, afinal eu nunca poderia deixá-la ficar com 7 marcadores, já que o ultimate dela pode me fazer perder o jogo. Apesar da tensão, consegui impor o meu jogo, povoando toda sorte de fichas (inclusive as de Elemental 8/8!).  Acabei vencendo por 2-0. 1-0 no torneio.

Segundo jogo foi contra um izzet. Novamente o volume fez a diferença. Destaque para o humilde Triturador de Códices, que fez o adversário cuspir no cemitério algumas cartas importantes, como o Dragão promo. Novamente 2 games a 0 e 2-0 no torneio.

Terceiro jogo foi contra o forte deck Golgari do nosso amigo Rodrigo. Ele me atropelou com seu Demônio da Profanação e o Jarad. Acabou me matando sacrificando o Demônio com o Jarad e me dando um dano fenomenal nos dois games. Perdi por 2-0. 2-1 no torneio.

Quarta rodada, meu adversário era um deck Selesnya também. Muito forte, a Trostani aperriou demais o meu juízo, ganhando vida e mais vida. Por sorte, no primeiro game, veio a minha remoção e eu pude me livrar da maldita. No segundo, ele acabou zicando de verde, o que facilitou muito a minha vida. 2-0 na partida, 3-1 no torneio. Precisava vencer a próxima rodada para ter chances de fazer top 8.

Na quinta e mais importante rodada, peguei um jogado muito experiente, com um deck Izzet bem forte. Dei sorte e nos dois games veio o Anjo da Serenidade para eu limpar a mesa dele. Abençoada rara mítica! 2-0 na rodada e 4-1 no torneio.

Antes da sexta rodada saiu a tabela de classificação e tanto eu como meu próximo adversário passaríamos para o top 8 com um empate. Não nos arriscamos e foi isso que fizemos. Terminei o suíço em 7.

Nas quartas de final enfrentei um deck Rakdos (do meu “xará”, Barbosa) muito forte e muito rápido. Perdi os dois games antes que tivesse chance de jogar de fato.

Foi um pré-release dos mais divertidos e o mais forte que eu já vi. Essa coisa de vir uma rara promocional e um booster nas cores que você quer deixam os decks muito mais fortes. A única decepção foi que esse booster da guilda, na verdade, eram 16 cartas empacotados num negócio de plástico transparente. Eu tinha expectativas de que seria um booster de fato, como houve em Mirrodin Sitiada com os booster de Mirrodin e Phyrexia.

Se o pré-release do próximo bloco de RTR for aos mesmos moldes, o que é bem provável, não deixem de ir. Ficou muito legal!

Keep planeswalking!

3 comentários:

  1. Parabens ao amigo e colaborador Andre Freitas por mais um top 8. A centelha é forte nesse daí ;)

    E você? tem algum história para contar? Algum feito mítico que você fez durante esse pre-release? Que tal descrever sua experiência? Mande o seu material para o Keep Planeswalking.

    o/

    ResponderExcluir
  2. Eu quase consegui ser invicto... Reverso!

    Mas acabei "ganhando" metade: uma por mérito, outra Nicolau se enganou na hora de escrever, e outra meu oponente não apareceu.

    Me diverti, mas tomei coro @o@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixou o o oponente marcar vitória errado? Tsc tsc tsc... :p

      Excluir