sábado, 29 de dezembro de 2012

Estamos de Volta! - as Mecânicas de Gatecrash

Caros Planinautas,

Foi uma longa ausência.
Minha busca pessoal por aumentar o poder de minha centelha foi um caminho longo e árduo que necessitou em sua etapa etapa final toda minha atenção exclusiva e esforço digno de um arquimago.
Basta dizer que fui bem sucedido e que essa quest terminou.

Estamos de volta (bem a tempo dos spoilers de Gatecrash) e temos novidades.


As Guildas de Gatecrash:


Gatecrash, com pré-lançamento marcado para o final de Janeiro (26-27) trará as 5 guildas restantes de Ravnica: Simic, Gruul, Boros, Orzhov e Dimir.

Cada guilda contará com uma nova mecânica, mas... quais?

Imagens valem mais do que palavras:






Eu suspeito que as cartas acima serão as promos de cada guilda para o pre-release, mas nada confirmado.

Agora, vamos ver comentários individuais para cada uma.

Simic - Evoluir (Evolve): Toda vez que uma criatura entrar no campo de batalha sob seu controle, se essa criatura tiver poder ou resistência maiores do que o dessa criatura, coloque um marcador +1/+1 sobre ela.

A mecânica Simic parece bastante divertida e, caso apareça alguma carta com a habilidade de transferir marcadores +1/+1, Fathom Mage parece muito bom para compra de cartas. 




Gruul - Impulso Sanguinário (Bloodrush): 1RG, discarte Rubblehulk: a criatura atacante alvo recebe +X/+X até o final do turno, onde X é o número de terrenos que você controla.

Essa mecânica parece ser do tipo '{custo variado, descarte}:efeito variado' ou ainda '{custo variado, descarte}:efeito envolvendo número de terrenos controlados'. Efeitos de buff surpresa combinam bastante com uma guilda vermelha e verde, mas sinto que caso a forma adotada diga sempre respeito a quantidade de terrenos, talvez isso represente uma mudança de postura de aggro para ramp (o que poderia ser apoiado ao vermos o custo do lider Borgorygmos). Particularmente, vou ter esperanças que a guilda continue aggro...


Boros: Batalhão (Battalion): Toda vez que Firemane Avenger e pelo menos mais duas outras criaturas atacam, Firemane Avenger causa 3 pontos de dano à criatura ou jogador alvo e você ganha 3 pontos de vida.

Lightning Helix! Mas calma, não se empolguem. Provavelmente, essa vai ser uma mecânica que caso acarta com a habilidade e pelo menos duas outras criaturas ataquem, ela desencadeia efeitos variados. Considerando a quantidade de tokens que o branco está gerando no ambiente atual, sem contar as criauras white weenies, a mecânica parece bem poderosa e vai reforçar a guilda como sendo uma das favoritas do quinteto.

Orzhov - Extorquir (Extort): Toda vez que você conjura um feitiço, você pode pagar W/B. Se o fizer, cada oponente seu perde 1 ponto de vida e seu você ganha vida igual ao total.

Acho que essa inescrupulosa guilda de mercadores achou uma mecânica perfeita em termos de flavor. Muito forte para jogar um multiplayer, mas não sei se vai fazer muito verão no 1x1 limitado. Tenho esperança dessa mecânica contribuir em decks de tokens. De qualquer forma, se o trol for a carta promo, tenho medo!


Dimir - Cifrar (Cipher): Então você pode exilar essa carta codificada numa criatura que você controla. Toda vez que essa criatura causar dano de combate ao um jogador, seu controlador pode conjurar uma cópia da carta codificada sem pagar seu custo de mana.

Se o flavor de Orzhov estava bom, o de Dimir atingiu a perfeição. Nada melhor para uma guilda secreta de assassinos e espiões do que um código secreto para fazer magia de forma sutil e furtiva. Minha previsão é da Chave Rúnica Dimir vir com a habilidade de ser inbloqueável. Sem contar Invisible Stalker, de Innistrad. Essa promete ser uma mecânica muito forte, com possibilidade de efeitos variados muito interessantes.



Bem, por hoje é isso. Voltamos bem a tempo para os spoilers de Gatecrash, então acompanhem por aqui a partir de segunda-feira, dia 31/12.

Até lá e Keep Planeswalking ;)

7 comentários:

  1. E ai, quais efeitos será que virão com Cifrar? Destruir criaturas? Milar? Descarte?
    O que vocês acham? o/

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc trocou os nomes das keywords xara =P E acho que cifrar vai vir coisa cara e limitada, senão sera apelona demais.

    ResponderExcluir
  3. Bom, com essas dai eu estou gostando mais ainda de Boros. Parece que vai ser massa xD

    ResponderExcluir
  4. Muito empolgado com Dimir... é a guilda q mais tem minha cara :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yep! Sou fã dos Dimir também. Tó esperando para ver os efeitos variados de Cifrar ^_^

      Excluir